Joãoweb.jpg

João Gonçalves

Atua como professor de sânscrito, filosofias da Índia e práticas meditativas no Ashram Urbano e em diversos cursos livres de yoga em todo o país.

Atualmente seu trabalho está voltado para a pesquisa e difusão do Śivaísmo da Caxemira, um sistema filosófico indiano, de base tântrica, cuja literatura floresceu a partir de VIII d.C. e vem sendo praticado e transmitido até os dias atuais.

Com esse objetivo, viaja constantemente para a Índia, onde participa de seminários e outras atividades na cidade de Vārāṇasī, e lá mantém contato com os professores e pesquisadores Bettina Bäumer e Mark Dyczkowski, de quem está traduzindo, para o português, o livro The Doctrine of Vibration (A Doutrina da Vibração), que será publicado em breve pela Editora Palas Athena.

Tem se dedicado à difusão das filosofias indianas e da cultura sânscrita no Brasil, seja por meio de cursos, traduções ou colaboração com professores e pesquisadores locais. Atuou como professor na Universidade de São Paulo, nos anos de 2014 e 2015, como substituto do saudoso professor Mário Ferreira, de quem foi orientando ao longo de seu mestrado e doutorado. Concluiu seu doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo em 2009. Sua tese tem como tema os Purāṇas, e trata da formação dessas escrituras sagradas do hinduísmo. Em seu mestrado (2004), fez uma tradução poética do Gītagovinda, de Jayadeva, XII d.C., e tratou de seus conteúdos mitológico, erótico e estético.

Em 2013, fundou o IPS juntamente com o Prof. Adriano Aprigliano, docente da Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo, com quem geriu o Instituto até o ano de 2015. Em 2017, o Prof. João Gonçalves fundiu o IPS com o Ânima Yoga, de Rosana Rosch, dando origem ao Ashram Urbano, onde coordena o Curso Livre de Formação em Filosofia do Yoga, o Grupo de Estudos Śivaítas, os cursos extensivos de língua sânscrita e atividades regulares de meditação.

João realiza o módulo de Introdução na Historia do Yoga e introdução ao sânscrito como professor convidado em nosso curso de formação de Yoga.

MATRIKA YOGA

Samadhi é um estado de felicidade onde o indivíduo é absorvido pelo Divino